ANUNCIE O EVANGELHO DA SALVAÇÃO!

ANUNCIE O EVANGELHO DA SALVAÇÃO!
Aproximadamente, Três pessoas morrem a cada segundo, 180 a cada minuto, desde que você começou a ler esse texto "mais de 2000 pessoas partiram para a eternidade"! Um acidente de automóvel. . . Um ataque do coração. . . Ou mesmo uma morte por velhice. Será que todas elas ouviram a verdade da salvação?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Yeshua é a nossa Expiação!

Yeshua é a nossa Expiação!

Dúvida Judaica:
A SALVAÇÃO ESPIRITUAL E O RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS SÓ PODEM VIR ATRAVÉS DE JESUS Os Missionários afirmam que não há salvação do pecado ou qualquer possibilidade de uma relação pessoal com Deus sem que se acredite em Jesus. Especificamente com relação aos judeus, argumentam que estes sempre precisaram do sacrifício de sangue de animais para livrarem-se de seus pecados. Como os sacrifícios foram abolidos depois da destruição do Templo em Israel, eles afirmam que hoje os judeus só podem encontrar salvação do pecado através da crença em Jesus; o qual “morreu na cruz e derramou o seu sangue como o derradeiro sacrifício”.
A RESPOSTA NO MASHIACH:
O judeu, mais do que ninguém pode ver, através de toda a Bíblia que D-us nunca quis destruí-los inteiramente como destruía outros povos pecaminosos e rebeldes. Ele não queria anular Sua própria finalidade no plano de salvação. Assim, restaurava-lhes as faculdades, os lares e o bem-estar. Para torná-los crentes de sua culpa e necessidade de expiação, instituiu os sacrifícios. Desse modo, tornou claro para eles este fato:
"Você, como indivíduo, e vocês, como nação, merecem ser punidos com a morte, mas Eu deixarei de lado seus pecados sempre que 'os cobrirem' com o sangue de um animal que será o substituto".
Sabemos que vários anos depois da destruição do Bet ha Mikdash (Templo), D-us fez com que o rei gentio, Ciro da Pérsia, fosse um remidor, um "messias", para permitir que os judeus voltassem 'a sua" Terra Prometida" e lá servissem a D-us, como fora ordenado por Moshe e os Neviim, isto é, no preparo em direção ao objetivo final de ser uma bênção para o mundo.
Por isto e por algum motivo, principalmente por ignorância, medo e egoísmo, os líderes do povo, durante a última parte do Segundo Bet ha Mikdash, acharam conveniente obscurecer a figura do Mashiach prometido. Deviam saber, e sem dúvida muitos sabiam, que a única finalidade da eleição de seu povo, e o único propósito dos pactos que começaram com Abraão, era fazer desse povo um povo santo de sacerdotes para ensinarem ao mundo a verdade de D-us e que os pactos culminariam com a vinda do Salvador do mundo.
Abraão pôde ver, no "oferecimento de Isaque", o Cordeiro para o maior de todos os sacrifícios(Ver Gênesis 22:8).
Moshe e os profetas predisseram Sua vinda. Jeremias anunciou a data exata de Sua vinda. Muitos rabinos sabiam e afirmaram que todos os profetas vaticinaram apenas até o tempo do Mashiach. Os rabinos até deduziram da Bíblia que as leis do Tanach, incluído a observância das festas, deviam ser ab-rogadas com a vinda do Mashiach.
Todavia, quando Ele veio, não O receberam, REJEITARAM-NO. Ensinaram ao povo que o Mashiach viria apenas para libertá-los do jugo estrangeiro. Afastaram do povo a visão que os profetas haviam tido de um Mashiach Que seria o Salvador de toda a humanidade. Assim quandoYeshua (Jesus) veio, os rabinos O pintaram como um apóstata do judaísmo, um rebelde contra o invencível poder romano e, portanto, muito perigoso. Assim, Ele foi entregue ‘as autoridades constituídas e executado como um criminoso perigoso.
A retribuição divina não demorou a vir. O povo judeu que rejeitou a Quem o queria libertar, foi impelida ao exílio, sua capital foi destruída, e desapareceram o Bet ha Mikdash (Templo) foi destruído, o altar, o sacerdócio, e com eles os ritos sacrificais para "cobrirem o pecado".
O judeu tem crido então que apenas os sacrifícios sacerdotais são válidos para expiar o pecado e tudo o que ele podia fazer, como orações, arrependimento e caridade, e o estudo da Torá, era evidentemente apenas um substituto temporário.
Essa consciência de culpa e necessidade de um meio de expiação é expressa em quase todas as orações, durante os dias da semana, e especialmente nos Sábados e Dias de Festa.
No início das orações diárias da manhã, D-us é invocado para Se lembrar de Seu juramento a Abraão, que estava disposto a sacrificar o filho amado. Em seguida, é lido o capítulo que ordena os sacrifícios diários (Números 28:1-8). Então há um determinado capítulo do Talmude (Mishnah, Tratado Zevachim, capítulo 5) para ser recitado e que trata dos lugares dos vários sacrifícioso uso de seu sangue etc...Depois de ler diversas passagens do Tanach, principalmente os Salmos, seguem-se três ofícios diários - o assim chamado "Décimo Oitavo" (Dezoito ações de graças), que é recitado de pé e em silêncio. Antes de se levantar, o adorador suplica:
"O Rocha de Israel, levanta-Te para auxiliar a Israel, e, de acordo com Tua promessa, livrar.
Judá e Israel. Nosso Redentoro Senhor dos Exércitos, é Seu nome, o Santo de Israel. Bendito és Tu, ó Senhor, que redimiste Israel".
"Considera nossa aflição e roga pela nossa causa, e redime-nos logo por amor de Teu nome; poisTu és um Redentor poderoso. Bendito és Tu, ó Senhor, o Redentor (Go’el) de Israel".
"Toca a grande trombeta para a nossa libertação; ergue a bandeira para ajudar nossos exilados, e reúne-nos dos quatro cantos da terra. Bendito és Tu, ó Senhor, que reúnes os desterrados do povo de Israel e etc e etc...
Ai é findando a oração da manhã é recitado Isaías 59:20,21.
E virá um Redentor (Go’el) a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o SENHOR.Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre.
Mediador - E nas orações mais solenes, do Dia do Ano Novo, suplicam a certos anjos para levarem suas orações diante do Trono da Glória.
Em uma dessas orações, até Yeshua Sar Hapanin, que pode significar Jesus, "Senhor do lugar mais íntimo" ou " Senhor do Rosto" é invocado para ser mediador entre o povo e D-us. Nenhum judeu sabe, também, a quem esse grande Mediador se refere. Em muitas edições novas do livro de orações, para os Grandes Dias Santos, essa oração é omitida.
De qualquer modo, a mediação é uma (boa) doutrina judaica e o Brit Chadasha (Novo Testamento) obteve-as do Judaísmo.
Os rabinos dizem e ensinam assim, que o judeu pode fazer expiação por meio de arrependimento, oração e caridade e que existe o Dia da expiação (o Yom Kippur), que geralmente cai no mês de setembro para expiação dos pecados, mas a Bíblia diz expressamente que não há remissão de pecado sem sangue ( Gênesis 4:1-4 ; Levítico 17:11).
Se oração, jejum, esmolas e arrependimento fossem eficazes para a expiação, por que será que o povo judeu ainda se sente culpado? Por que não são perdoados? Por que têm ainda que sofrer por seus pecados? Não há em todo o mundo um povo que mais se arrependa, ore e faça a caridade. Por que o D-us Misericordioso, o D-us de Israel, não aceita todos esses sinais de submissão e penitência?
Pode haver resposta a não ser a de que apenas o sangue sacrifical tem o poder de expiação? Desde que cessaram os sacrifícios de animais e desde que eles rejeitaram o supremo sacrifício do Mashiach, não pode haver nada mais para expiar o pecado.
Vamos fazer aqui o exame de uma das mais solenes orações, recitadas no Dia da Reconciliação (Yom Kippur).
“...Nosso messias justo tornou a sua face de nós: horror se apoderou de nós e vimos para justificar-nos. Ele carregou o jugo das nossas iniqüidades e nossas transgressões e é ferido por causa das nossas iniqüidades e nossas transgressões. Ele carrega os nossos pecados nos seus ombros, para que ele possa achar perdão às nossas iniqüidades. Nós seremos remidos em seus ferimentos no tempo em que o Eterno o criará criatura nova. Ó, traz ele do círculo da terra para reunir-nos uma segunda vez."
Esta notável oração não pode se referir a outro, senão ao Messias sofredor, descrito em Isaías 53. Este capítulo de Isaías não poderia aplicar ao povo de Israel, o qual, embora sofrendo, mas não silenciosamente e sem protesto e, certamente não de boa vontade, como a pessoa descrita naquele capítulo.
Para explicar a aparente discrepância de um Messias sofredor e de outras profecias, relatando um Messias triunfante e reinante, a tradição judaica criou dois Messias:
O Mashiach, filho de José” a ser derrotado e morrer; e “Mashiach Filho de Davi”, a governar sobre o mundo inteiro para sempre. –
Se aceitássemos isto como verdade, mesmo assim teríamos dificuldades, de vez que, neste ínterim já houve mais de dois “Messias” (declarados assim pelos rabinos), que foram derrotados e morreram. Um dos quais declarado pelo rabino Akiba no ano 135 A.D., Bar Kochba, e outro em 1665-66, Sabatai Tzvi.
O autor da epístola aos Hebreus, sumarizou belissimamente assim:
“Porque onde há testamento é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador. Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue; porque, havendo Moshe proclamado todos os mandamentos segundo a lei, a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com e lã tinta de escarlate, e hissopo, e aspergiu não só o próprio livro, como também todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual D-us prescreveu para vós outros. Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. Com efeito, quase todas as coisas segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.(Hb 9:16-22).
Aqui temos então, da própria Bíblia, Tanach e o Brit Chadasha, aquilo que os rabinos querem negar; a necessidade de um MEDIADOR e do SANGUE.
De acordo com o livro do “doce cantor de Israel”, o homem é basicamente pecaminoso. Lemos no salmo 51, vers. 5:
“Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu a minha mãe”.
Num versículo anterior (3)
Diz ... e o meu pecado está sempre diante de mim...”.

Cria em mim, ó D-us, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

No versículo 10, o salmista implora a D-us:
Pedindo a D-us para criar um coração puro, isto não significa que o seu coração era impuro (pecaminoso) por natureza?
No salmo 53, vers. 2 e 3, ele diz:
“Do céu olha D-us para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a D-us. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam: não há quem faça o bem, não há nem sequer um.”
Números 35,33; Assim não profanareis a terra da vossa habitação, porque o sangue profana a terra; e nenhuma expiação se poderá fazer pela terra por causa do sangue que nela for derramado, senão com o sangue daquele que o derramou.
Esta regra da Halakah refere-se a regulamentação dos costumes existentes para vingar o assassinato para evitar a contaminação da terra. Quando um homem era assassinado, era o dever do seu parente mais próximo do sexo masculino, se fazer vingador do sangue e matar o responsável (12,19,21,24,25,27).
1)Em outro contexto a palavra hebraica "Go´el" é traduzido como "REDENTOR" ou " PARENTE REMIDOR" , pois ele é a pessoa que deve " comprar" o seu parente, tirando da dificuldade, pagando por completo, as justas exigências da Torá (Levítico 25:25,26,27 - Jeremias 50:34 - Rute 4:4-6).
2)Em números 35:33 - a Lei faz distinção cuidadosa entre homicídio deliberado e acidental.
O criminoso precisa ser executado e o que cometeu homicídio por acaso precisa habitar em uma cidade de refugio até a morte do Sumo Sacerdote (Deuteronômio 19:12 - Deuteronômio 21:1-9).
Segundo o Mishnah e o Talmude sobre a passagem de Números 35:33, o fato de que FAZIA EXPIAÇÃO pela MORTE, era A MORTE DO SUMO SACERDOTE e permitia que o culpado voltasse para a casa e a terra seria descontaminada. (Veja que diz o Midrash sobre o TEHELIM 11O:4.).

João 11:50

O sumo sacerdote CAÍFAS , dá uma profecia sobre Yeshua:
Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Yeshuas devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de D-us que andavam dispersos.
Yeshua PODE SER O GO´EL (Redentor de Israel) PORQUE OS ANTIGOS RABINOS ADMITIAM ASSIM e O MIDARASH SOBRE O TEHELIM 11O:4 O MASHIACH SERIA UM SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE.

Jeremias 50:34

34 Mas o seu Redentor é forte, o Senhor dos Exércitos é o seu nome; certamente pleiteará a causa deles, para dar descanso à terra, e inquietar os moradores de Babilônia.
PEDRO ERA JUDEU E SABIA O QUE ESTAVA FALANDO A RESPEITO DA HALALAKA.
1 Pedro 1:18,19
18 que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes "RESGATADOS" "Go´EL" da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
19 Mas com o precioso sangue do Mashiach, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
ENTÃO - Yeshua Hamashiach cumpre cada uma dessas exigências da Torá do parente remidor (Redentor) porque:
A)O remidor devia ser um parente (Rute 3:12,13 - Gálatas 4:4).
B)O remidor seria capaz de redimir (Rute 4:4-6) - Jeremias 50:34 - João 10:11,18).
C)Yeshua é Parente judeu da descendência de David, (Hebreus 2:14,15; - Romanos 1:2,3).
D)Yeshua era capaz de pagar, Atos 20:28 - Lucas :42 - Hebreus 10:7.
E)Yeshua pagou o preço (Romanos 5:8).
F)Yeshua queria pagar, Lucas 22:42 ; Hebreus 10:7.
G)Yeshua é Sacerdote Eterno segundo a Ordem de Melquisedeque (Hebreus 8:17 - Salmos 110:4).

A HALALAKA DE NÚMEROS 35:33 X RABINOS
Mas por outro lado, nos "DIAS TEMÍVEIS" (Yom HaDin, Dia do Julgamento) o YOM KIPPUR (dia do Perdão) que ocorre dez dias do Rosh ha-Shanah, muitos judeus se reúnem junto a rios, regatos ou mares, para observar o "Tashlik" , a cerimônia que significa "TODOS OS PECADOS" (Miquéias 7:19). O ritual implica o lançamento de todos os pecados nas profundezas do mar.

Ferreira escreve o seguinte:



Em Vayikra (Levítico) a doutrina da expiação por sangue é tratada com detalhes - Lv 17:10-14 - Hb 9:22. Entretanto, os rabinos procuram atenuar essa questão dizendo: “O sangue não é mágico”. Mas eles não podem fechar seus olhos e ignorar toda a Torah que fala dessa necessidade de sangue na expiação.
Só há uma saída para os Judeus: é aceitar o sacrifício expiatório de Yeshua que ocorreu providencialmente antes da destruição do Templo. Coincidência? Não providência!
Yeshua o cordeiro de HaShem que tira o pecado do mundo!

O que faz o judaísmo com textos do Talmud que dizem:


".. Sem Sangue não há Yom Kippur" (Tratado Yomá). 

Sobre Kaparah:

A palavra heb. Kaparah , quer dizer expiação, perdão, e no plural Kaparot (expiações), e este ritual é realizado no dia anterior ao Yom Kippur (dia do perdão, dia da expiação), e o ritual de kaparot, é realizado no sentido de arrependimento, pois ao olhar o galo (usado para homem) e a galinha (usado para mulher), a pessoa faz uma introspecção de sua vida, e que na verdade ele está arrependido de seus maus atos, lembrando que no dia seguinte será o dia de Yom Kippur. Mas é bom frisar que está prática não é Mitzvá (mandamento) , não tem bases nas Escrituras Kadoshim, pois se trata de um costume, e há muitos Rabinos que se manifestam fortemente contra esse costume, e embora as palavras da cerimônia apareçam em vários sidurim, muitos ashkenazim não a realizam e a maioria dos que fazem utilizam dinheiro em vez de galos e galinhas, destinando posteriormente o dinheiro à caridade. Mas os sefaradim, mais tradicionais, contudo consideram-na de grande importância e fazem esforços para praticá-la.

Então a lógica é a seguinte:

1)O Templo foi destruído;
2)O judaísmo do I século girava em torno do templo;
3)Não havendo Templo, o judaísmo fica comprometido;
4)A solução foi reformular o judaísmo, transformando- o em uma religião da diáspora (este debate aconteceu no Conselho Judaico de Yavnê - 95 d.C;
5)Não havendo meios de fazer sacrifícios, a expiação ficaria comprometida;
6)A solução? Jejuns, orações e boas obras.
7)Conseqüência? 1/3 da Toráh jogada no lixo. Como assim? Segue a explicação:

1/3 da Toráh centra-se nos sacrifícios, e na necessidade de ofertas pelo pecado e a necessidade de sangue para expiação. Se o sangue é substituído por orações, jejuns e tsedaká (boas obras);elimino 1/3 da ToráNão há nada mais antijudaico do que isso.
Observem, que o judaísmo pleno e a Toráh plena, após a destruição do Templo, só é possível com o Mashiach Yeshua (Jesus), pois ele (por seu SANGUE) supre a demanda de sangue para perdão de pecados, através de seu próprio sacrifício. Lógica, sistematicamente desenvolvida na epístola aos Hebreus.

Nossa Kaparah é o sangue de Yeshua haMashiach!

O que faz o judaísmo com textos do Talmud que dizem:
".. Sem Sangue não há Yom Kippur" (Tratado Yomá).
Nossa Kaparah é o sangue do cordeiro de elohim que já foi efetuada no madeiro do sacrifício de acordo com as mais destacadas profecias acerca do Mashiach sofredor, e recebemos esta kaparot por confiança e fidelidade.
Consideram que tudo isto poderá tomar o lugar do cordeiro sacrificial ausente.
Contudo os judeus ortodoxos sabem que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Em razão disso, uma prática chamada de "Kapporoth" é observada em muitos lugares. (sacrifício de uma galinha ou um galo).

O Chazan vestido de branco, ao pôr-do-sol, na sinagoga, tendo, de cada lado, um membro, canta uma solene oração ("Kol Nirei" - Todos os Nossos Votos).
Existem evidencias rabínicas em uma teoria de origem judaica, v, Lev Rab.22.8 (em um midraxe atribuído ao rabino Levi por volta de 300 d. C.) sobre a questão dos sacrifícios e ele explica a questão dos sacrifícios de animais foram apenas uma acomodação temporária necessária em vista do mau hábito de oferecer sacrifícios que os Israelitas haviam adquirido no Egito. Assim, Moshe teria começado a sanar o problema "permitindo que uma metade da Lei fosse corrigida pela outra em um tempo futuro" ; por aquele, a saber, a respeito de quem disse a si mesmo:
Dvarim 18:15 (Deuteronõmio)
15 O Senhor teu D-us te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; [...]18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.
Moshe no contexto usa o modo singular, para indicar uma só coisa; e o cumprimento subseqüente na Pessoa Yeshua é o registro do Brit Chadasha torna isso inequivocamente claro.
Em João se vê uma delegação de judeus perguntando a João Batista se ele era "O Profeta" (Jo 1:21) - . A questão em si mesmo indica claramente, que o povo judeu queria saber se "O Profeta" viera. O Tanach havia sido completado aproximadamente quatrocentos anos antes; então nenhum profeta do Tanach havia cumprido Deut. 19:15-19 !
João 1:45
45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moshe na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José...
49 Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de D-us, tu és rei de Israel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...